Policiais Militares participam de curso de capacitação da Patrulha Maria da Penha

Estão sendo abordados os procedimentos que possibilitem o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Brigada Militar às mulheres em situação de violência doméstica e familiar

ago 4, 2021

Foto: Divulgação

Está em andamento, no auditório do Comando Regional da Brigada Militar, o Curso de Capacitação da Patrulha Maria da Penha, com um cronograma de 30 horas-aula, ministrado pelo capitão Rafael Carvalho Menezes. São 30 policiais militares do Vale do Rio Pardo que estão sendo habilitados para trabalhar na Patrulha Maria da Penha. Durante a qualificação, estão sendo abordados os procedimentos que possibilitem o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Brigada Militar às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, contribuindo para o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Conforme o capitão Rafael, são várias as atribuições do profissional que atua na Patrulha Maria da Penha. Dentre elas, a identificação dos casos mais graves, a fiscalização do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência, a orientação e esclarecimento das dúvidas das vítimas, e uma atuação eficiente de forma preventiva. O curso também aborda a forma adequada de acolher a mulher vítima de violência de gênero, de escutá-la e de estabelecer uma relação de confiança, além de orientá-la sobre onde e qual o momento mais adequado de buscar ajuda para que ela própria encontre a solução do seu problema. Do Centro Serra, a soldado Franciele Ortiz Araujo, atualmente lotada no município de Lagoão, está participando do curso.