Foto: Jorge Foletto
Os Policiais Civis iniciaram na manhã desta terça-feira, 08, uma paralisação unificada de 48 horas. Os policiais civis de Sobradinho e Arroio do Tigre também aderiram a mobilização, promovida pela Ugeirm Sindicato – entidade que representa os Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Falando ao programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, na tarde dessa segunda-feira, 07, o presidente da entidade, Isaac Ortiz, destacou que o objetivo é sensibilizar o governo do Estado para abrir uma negociação efetiva com a categoria, uma vez que já são mais de um ano e meio sem promoções; são mais de cinco anos com apenas 6% de reposição salarial. Conforme ele, a expectativa é que uma Comitiva do Sindicato seja recebida pelo Governador Eduardo Leite, o mais breve possível.
Ortiz frisou que a atual situação da categoria é insustentável. Salientou que a categoria necessita de aumento do número de efetivo; reposição salarial; equiparação salarial dos Comissários de Polícia com os salários dos Capitães da Brigada Militar. Isaac Ortiz salientou que um dos retratos da situação de policiais Civis, Militares e Bombeiros é que o número de mortes por suicídio é maior do que o número de mortes em serviço, uma situação cruel que tem que acabar.
A expectativa, segundo Isaac Ortiz, é ao menos ser ouvido pelo chefe maior do estado com relação a segurança da população Gaúcha. A mobilização se estenderá até o final da tarde desta quarta-feira, 09.