Plantas medicinais, aromáticas e condimentarem ganham espaço na Expoagro Afubra

Essa forma de cultivo e o aproveitamento das plantas na alimentação estão sendo apresentadas na Cozinha Show da Emater

mar 24, 2022

Foto: Divulgação

As plantas medicinais, aromáticas e condimentares podem ser cultivadas em pequenos espaços, como em porongos, e estar à mão facilmente na hora de cozinhar. Essa forma de cultivo e o aproveitamento das plantas na alimentação estão sendo apresentadas na Cozinha Show da Emater, na Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Diariamente acontecem duas oficinas, uma de manhã e outra à tarde, com o uso delas em receitas de pães, palitos, manteiga e bolo.

Segundo a extensionista Lisandra Mergen, o alimento é trabalhado desde a sua produção até o aproveitamento. Na Cozinha Show, está sendo mostrado que com o cultivo e o aproveitamento dos temperos verdes é possível melhorar a alimentação, na qualidade nutricional, e agregar mais sabor e aroma aos alimentos, também como uma alternativa saudável aos temperos industrializados. E junto à cozinha, na área externa, o público pode conferir o cultivo de diversas espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares em porongo, como alternativa para quem não tem muito espaço, seja no campo ou na cidade.

A extensionista Noeli Fantoni Priebe diz que esse cultivo pode ser feito também em vasos ou floreiras, para garantir o sabor na cozinha ou até mesmo como uma alternativa de renda. A extensionista também destaca que depois de colhidas essas plantas duram poucos dias na geladeira, por isso podem ser desidratadas, moídas e usadas como tempero e agregar saúde, já que possuem propriedades medicinais, prevenindo muitas doenças. As Rádios Sobradinho e Jacuí estarão presentes amanhã, trazendo boletins em sua programação direto da Expoagro.