Escolas da região foram pauta de debate com a Secretaria Estadual de Educação

Adolfo Brito avalia que a reunião foi produtiva e a partir de agora as escolas poderão acompanhar as suas reivindicações

dez 5, 2023

Foto: Divulgação

O deputado estadual Adolfo Brito, apresentou em audiência nessa segunda-feira, 04, as demandas de escolas da região para a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira e o subsecretário de Infraestrutura e Serviços Escolares, Rômulo Mérida Campos. Sobre o pedido da escola Padre Affonso Diehl do município de Segredo, referente a rede elétrica do ginásio, foi informado que a obra já está sendo concluída pela empresa contratada e será entregue nesta quinta-feira, 07.

O piso da sala administrativa, terá a demanda priorizada e passará para obra emergencial. Já na Escola Estadual Miguel Mergen, de Tamanduá/Segredo, a obra que era classificada como planejada, após pedido do parlamentar, será passada para emergencial, após nova vistoria a ser feita pela 24ª CRE de Cachoeira do Sul. Sobre o antigo pedido de construção de um novo ginásio da Escola Catarina Bridi, de Ibarama, a empresa JK já está contratada para elaborar o projeto técnico, assim como, a planilha orçamentária para posterior licitação. A secretária Raquel Teixeira autorizou a liberação de R$ 150 mil reais da Consulta Popular, para ser usada na ampliação do refeitório da escola, conforme pedido da direção do educandário.

Quanto ao pedido do diretor Marciano Rubert, da Escola Estadual Lindolfo Silva de Sobradinho, para troca do piso da quadra de esportes, a secretária Raquel confirmou que será disponibilizado diretamente para a direção um valor de R$100 mil reais, através do Programa AGILIZA. Sobre a solicitação da Escola Santo Carniel, também de Sobradinho, o deputado Adolfo Brito colocou, na audiência, a própria diretora Jucelaine Boher, em contato com a secretária Raquel Teixeira para tratar da construção da cobertura da quadra de esportes. Na oportunidade, a secretária da Educação do Estado solicitou a documentação referente a metragem da quadra, para análise posterior.

Já o pedido da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre, para construção de um refeitório, está como obra planejada e não como emergencial. Segundo o deputado, a boa notícia, é referente ao pedido de implantação do curso técnico em agropecuária. Segundo Raquel Teixeira, essa demanda está como prioritária e já passou pelo Conselho Estadual de Educação. Com isso, em princípio, a implantação deverá ocorrer no segundo semestre de 2024.

Participaram da reunião, além do deputado Adolfo Brito e da secretária de Educação, Raquel Teixeira, o coordenador da 6ª CRE de Santa Cruz do Sul, Luiz Ricardo Pinho de Moura (Chiquinho) e a coordenadora da 24ª CRE de Cachoeira do Sul, Elaine Dalcin. Adolfo Brito avalia que a reunião foi produtiva e a partir de agora as escolas poderão acompanhar as suas reivindicações.