Foi liberado nesta quarta-feira, 9, o tráfego no passo provisório da Baixada, entre as ruas Augusto Cremonese e Conde de Porto Alegre, no Bairro Baixada, em Sobradinho. A passagem havia sido interrompida desde o dia 26 de maio, após as fortes chuvas, e ficou pronta ainda na tarde desta terça-feira (08), porém permaneceu fechada para garantir a secagem completa da tinta de sinalização e do concreto dos pilares de sustentação.
De acordo com o secretário de Obras, Paulo Dalmolin, inicialmente o município aguardava o envio de uma ponte móvel do Exército Brasileiro, mas a instalação não se concretizou devido aos custos operacionais, o que levou a Prefeitura a executar a obra por conta própria.
A nova estrutura provisória é composta por uma ponte de madeira com vão livre, projetada para evitar represamento de entulhos durante as cheias. Quatro tubos foram instalados para melhorar o escoamento da água, e pilares com canos concretados formam a base da ponte.
O tráfego está liberado para todos os tipos de veículos, com exceção de carretas. A Secretaria de Obras reforça que a passagem é essencial para garantir o deslocamento de moradores da Baixada, principalmente no trajeto entre Sobradinho e Arroio do Tigre.
Dalmolin agradeceu a compreensão da comunidade local, a equipe de obras e destacou que a ponte definitiva já está sendo construída, com prazo estimado de conclusão em até 50 dias. Já o transporte para estudantes da rede estadual de ensino, será mantido pela prefeitura até a nova ponte ficar pronta.