O município de Passa Sete vai promover nesta quinta-feira, dia 31 de julho, o 14º Fórum Municipal da Segurança e Soberania Alimentar e a 12ª Troca de Sementes e Mudas Solidárias. O evento será no Salão São Miguel, em Pitingal, com início às 8h30, e será sediado pelo Grupo de Trabalhadoras de Pitingal. A programação inicia com a abertura oficial, seguida da palestra “Propagação de Plantas em Geral com Ênfase na Marcela e seu Uso Medicinal”, ministrada pelo engenheiro agrônomo João Antônio Leal da Silva, da EMATER/RS-ASCAR de Vale Verde.
Em seguida, haverá uma palestra-show com o tema “Propósito: Sementes de Vida”, conduzida por Cleusa Fagundes, formada em Gestão de Pessoas, de Santa Cruz do Sul. Ao meio-dia será servido almoço, e às 13h inicia-se a tradicional troca de sementes e mudas entre os participantes. O evento também contará com o Espaço das Terapias Alternativas, com destaque para o uso de óleos essenciais e florais, conduzido por Jaqueline Machado Melchior, além de Reiki com Regina Souza, terapeuta de Passa Sete.
Também será abordado o uso tradicional das plantas medicinais pelas famílias locais. O objetivo é valorizar a agricultura familiar, promover a segurança e soberania alimentar e fomentar a reflexão sobre a autossuficiência, além de fortalecer os laços comunitários e o cuidado com a saúde natural. A iniciativa é da EMATER/RS-ASCAR, em parceria com a Associação das Trabalhadoras Rurais, e apoio dos grupos de trabalhadoras rurais; prefeitura de Passa Sete e do Sicredi.
