Passa Sete inicia Plano de Desenvolvimento do Turismo

Já foram traçadas metas que já estão sendo implantadas

ago 10, 2021

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Passa Sete está pondo em prática uma série de iniciativas visando estimular o setor turístico do município. Desde o início da atual gestão, o desenvolvimento deste setor vem recebendo atenção especial através da realização de encontros de um grupo de pessoas, formado por servidores municipais, Conselho Municipal de Turismo, além de voluntários que contam com vasta experiência na área turística.

Já foram traçadas metas que já estão sendo implantadas. Entre elas: a conclusão do Plano Municipal de Turismo 2021-2026 e o mapeamento dos atrativos turísticos e dos eventos municipais, ações desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), as quais, juntamente com a Administração Municipal e colaboradores, possibilitarão o planejamento de rotas turísticas em nível de município, e a inserção de Passa Sete na Rota Turística do Centro Serra. Todas as atividades contam com a assessoria da turismóloga, Paola Katriny Rech, que está desenvolvendo, entre os anos 2020-2021, um trabalho a campo com a catalogação dos principais pontos turísticos existentes no município, por meio do inventário da oferta turística, além do assessoramento no desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo.

Este trabalho possibilitará o planejamento, a gestão e a promoção das atividades turísticas, sendo uma ação realizada em parceria com a Associação de Turismo da Região Centro Serra – ATURCSERRA, por intermédio de convênio com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí. Este grupo de trabalho esteve reunido recentemente, e promoveu a primeira visita de trabalho em pontos turísticos do município, os quais estão localizados em Campo de Sobradinho, Murta e Lajeado Sobradinho, e que já estão recebendo visitas de turistas.

Integraram o grupo: a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Sinéia Bellini Rech; o vice-prefeito Gerson Lopes; a Turismóloga Paola Katriny Rech; a Interlocutora do Turismo junto ao município, Marilise Aparecida de Moraes; os colaboradores Lademiro Dors e Roberto Kohler; Roberto Nunes – representante da ATURCSERRA; a Engenheira Marlusa Souza; e a colaboradora Elitória Steinhaus. A iniciativa teve como objetivo avaliar as condições dos espaços visitados, possibilitando a elaboração de relatório com sugestões para o Conselho Municipal de Turismo, as quais poderão ser incluídas no plano de ação do turismo regional. O Grupo de Trabalho também esteve reunido na Câmara de Vereadores para definir metas em curto prazo para o desenvolvimento do Turismo.

Também participaram desta reunião, o representante da Emater/RS-Ascar, Anderson Mateus da Silva; Cléria Castro – representantes dos feirantes de Passa Sete e o jornalista Hélio Scherer, que também passou a colaborar com o projeto. Algumas das metas definidas foram: Desenvolvimento de projeto para buscar recursos junto às empresas/ instituições; Criar um Departamento de turismo; Aumentar o valor do recurso destinado ao Turismo junto ao orçamento municipal; A Construção do pórtico de identificação do Município; criar o Folder para divulgação; Agência de turismo; Sinalização de todos os pontos turísticos, entre outras.

De acordo com a secretária Sinéia Rech, o desenvolvimento do Turismo, em Passa Sete, trará uma série de demandas para o município, sendo fundamental um Plano Municipal de Turismo bem elaborado, somado à colaboração de pessoas, que assim como a administração municipal, querem ver Passa Sete sendo reconhecido por suas belezas naturais e seu grande potencial turístico. Para o prefeito Mauricio Afonso Ruoso, Passa Sete possui uma potencialidade enorme na área do turismo, sendo agraciado por uma natureza exuberante, além de ter papel fundamental na história da região.

Além disso, segundo ele, Passa Sete também possui uma gastronomia diversificada, tendo vários eventos já consolidados como café colonial, café na feira, festival de massas, jantares típicos, festas religiosas, entre outros.