Pesquisar
Close this search box.

Passa Sete conclui o Projeto Cisternas

O público alvo foram as mulheres participantes do PAIF/Bolsa Família, que atualmente em nosso município tem 9 grupos distribuídos nas localidades do interior e centro.
Foto: Divulgação

No mês de novembro ocorreu o encerramento do Projeto Cisterna, uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a EMATER de Passa Sete. Este projeto teve como objetivos a redução do consumo de água potável natural na propriedade e do custo de fornecimento da mesma, em época de estiagem, disponibilização da água em épocas de estiagem com baixo custo, aproveitamento de um recurso natural disponível, aproveitamento de áreas de telhados disponível para captação de água de chuva, garantia de abastecimento eirrigação em épocas de escassez e déficit hídrico.

O público alvo foram as mulheres participantes do PAIF/Bolsa Família, que atualmente em nosso município tem 9 grupos distribuídos nas localidades do interior e centro. No primeiro momento do Projeto foram promovidos encontros com cada grupo, ministrados pela técnica assistente social, Tainá Ruas, com a participação dos extensionista da EMATER, Marly Todendi e Elimar dos Santos, os quais explicaram sobre o funcionamento da cisternas, custo para instalação e sua manutenção. Ao final de cada encontro, foi sorteada, entre as mulheres presentes, uma caixa de agua de mil litros para que esta fizesse a instalação da cisterna em sua propriedade. No mês de novembro, foram promovidas duas tardes de campo: uma na propriedade da beneficiária Elenara Cardoso, participante do grupo da Posse do Caçador, e outra na propriedade da beneficiária Elisangela de Oliveira, participante do grupo de Campo de Sobradinho.

Nesta oportunidade, as mulheres puderam ver na pratica a cisterna em funcionamento, bem como, os extensionista realizaram a instalação de irrigação na horta das beneficiárias, como uma das formas de utilizar a agua acumulada na cisterna. Segundo os organizadores, o principal objetivo deste Projeto, foi levar conhecimento para que as mulheres aprendessem algo que pudessem reproduzir em suas casas. Neste caso, trabalhando a economia e sustentabilidade através da cisterna, da qual a agua da chuva pode ser utilizada para muitos afazeres domésticos, hortas e animais, poupando assim o consumo da água potável.

A Secretária Municipal da Assistência Social, Janice Loebens, destacou a importância da parceria dos extensionistas da EMATER de Passa Sete que sempre estão à disposição para desenvolver projetos em conjunto, visando a melhoria e qualidade de vida das mulheres que participam dos grupos do PAIF/Bolsa Família.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade