O Rio Grande do Sul conta agora com 454 municípios integrados à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), beneficiando 98% das Micro e Pequenas Empresas instaladas no Estado. A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, Lauren de Vargas Momback, destaca que a viabilização da Redesim tem sido fundamental para facilitar a vida do empreendedor gaúcho que deseja abrir sua própria empresa.
Segundo ela, “hoje, esse resultado representa uma conquista para todos os envolvidos no processo de implantação da Redesim no Rio Grande do Sul”. Lauren ressalta que “a simplificação de processos que envolvem o licenciamento e registro mercantil resultam na melhoria do ambiente de negócios, incentivando o empreendedorismo nos municípios que passam a fazer parte deste processo”.
Ela salienta que o trabalho de sensibilização da Redesim segue realizado com administradores municipais e usuários para divulgar as vantagens do sistema. Os quatro últimos municípios que aderiram à Rede são Passa Sete, Centenário, Crissiumal e Quevedos. A ferramenta é uma parceria entre a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, Sebrae/RS e prefeituras.
Conforme o Sebrae/RS, a previsão é de que, até o fim de 2021, a totalidade dos 497 municípios gaúchos estejam integrados à Rede. Até o fim de 2019, houve adesão de 284 cidades. Em 2020 e 2021, foram potencializadas ações em conjunto com o governo estadual, em parceria com o Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, por meio do Descomplica RS. A Lei 11.597, que instituiu a Redesim permite a abertura, alteração e fechamento de empresas por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia.