Palestras sobre a Lei Afro, Lei Lucas e o cotidiano das salas de aula também marcaram a Formação de Professores em Sobradinho

A Formação propõe o levantamento de discussões acerca das relações entre educação e etnicidade com destaque às características históricas e culturais.

fev 9, 2024

Foto: Divulgação

Depois da abertura oficial do Ano Letivo no último dia 5 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação de Sobradinho, deu sequência as formações com seus profissionais. Na terça-feira (06), pela manhã, ocorreu uma palestra para os profissionais das Escolas Municipais (EMEBs), sobre “Lei Afro”, em parceria com o Instituto Mix e com a palestrante Catiani Renata Salvati, mestre em Educação. De acordo com ela, a Formação propõe o levantamento de discussões acerca das relações entre educação e etnicidade com destaque às características históricas e culturais, nomeadamente as que envolvem o discurso afro-brasileiro.

Esta palestra permitiu ainda problematizar a forma como as atividades pedagógicas são desenvolvidas ponderando sobre as relações raciais e colaborando com a formação dos docentes, contribuindo significativamente na elaboração de propostas, atividades curriculares, materiais didáticos e ainda na atualização dos professores.

Também no dia 6, mas na parte da tarde, a formação envolveu os profissionais das EMEIS de Sobradinho, com a Palestra “Como usar os espaços em Sala de Aula e Troca de Experiências, numa parceria com o Instituto Mix e com a professora Dienifer Lucas Tech, pedagoga e neuropsicopedagoga, que falou aos presentes no Auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho. De acordo com ela, ao trazer a formação continuada aos educadores da primeira infância, torna-se importante atentar para temas específicos dentro deste contexto, como aspectos do desenvolvimento infantil, acolhida, planejamento, importância da rotina, primeiros socorros. Mas, sobretudo, despertar a consciência de que “educamos pelo exemplo e que amor e respeito são pontos cruciais para um desenvolvimento saudável”.

A volta das atividades com as crianças nas EMEIS de Sobradinho ocorreu na quarta-feira, dia 7. Neste dia também ocorreu a formação para os profissionais das EMEBs referente a Lei Lucas, com o palestrante Pedro Paulo Alves Bueno – técnico em Segurança do Trabalho e bombeiro Civil. A formação sobre a Lei Lucas teve continuidade nessa quinta-feira (08), quando ocorreu também uma reunião do Programa A União Faz a Vida com gestores e equipes diretivas das EMEBs.

Na manhã desta sexta-feira (09), ocorreu a palestra “Entonação de Voz e Corpo para Educadores”, com a professora Ana Luiza Deicke, destinada as profissionais das EMEBS, também numa parceria com o Instituto Mix. A volta às aulas nas Emebs de Sobradinho será no dia 19 de fevereiro.