Pesquisar
Close this search box.

Painel aborda soluções para enfrentar obstruções relativas à reservação, armazenagem e irrigação

Brito, destacou a importância da reservação consciente, tendo em vista que o estado tem um grande potencial hídrico.
Foto: Fabricio Ceolin

No primeiro encontro do RS Sustentável, promovido ontem no município, o primeiro painel do encontro regional abordou a gestão atual da Assembleia Legislativa, com o tema RS Sustentável: Cada Gota Conta, com foco em irrigação, reservação de água e piscicultura. Especialistas discutiram projetos de irrigação, financiamento e legislação em vigor na Câmara de Vereadores do município. A mediação foi da jornalista Rosane Oliveira. O geólogo Rogério Porto enfatizou que não há escassez de água no RS e propôs mudanças na legislação para facilitar os projetos de irrigação. O engenheiro agrônomo José Enoir de Stefani Daniel ressaltou a importância da reservação de água e apresentou modelos de irrigação. O gerente de Irrigação da Cotripal, Tiago Kuntz, detalhou os custos e retorno dos projetos de irrigação, enquanto Flávio Lammel, diretor de Operações do Badesul, falou sobre as opções de financiamento disponíveis para esses projetos.

O segundo painel abordou as soluções para os desafios relacionados à reservação, armazenagem e irrigação de água. O diretor de Ações Integradas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Alexandre Scheifler, destacou a necessidade de ajustes na legislação para garantir segurança jurídica aos empreendedores e investidores na área, além de medidas para mitigar os impactos dos eventos climáticos extremos. O engenheiro ambiental Marcelo Kronbauer falou sobre o pagamento por serviços ambientais como instrumento econômico para recompensar práticas de conservação e manejo sustentável, citando a importância da recuperação das bacias hidrográficas. Ele mencionou o programa Protetor das Águas como exemplo de sucesso na sub-bacia do Arroio Andréas, em Vera Cruz. Já o engenheiro químico Manuel Fernandes abordou o tratamento da água, apresentando o oxigenador de alta performance desenvolvido pela sua empresa, a Leal Soluções e Engenharia.

Ele ressaltou a eficiência da oxidação no processo de purificação da água, reduzindo a necessidade de adição de produtos químicos. Fernandes também compartilhou exemplos de projetos bem-sucedidos com a tecnologia de oxigenação da água, tanto no Brasil como no exterior, como na Colômbia. O evento promovido pela Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado sobradinhense Adolfo Brito, encerrou na noite desta sexta-feira (26), na rua coberta no Centro de Sobradinho com show da Família Guedes. Brito, destacou a importância da reservação consciente, tendo em vista que o estado tem um grande potencial hídrico.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade