Padre Robson é ordenado na Matriz dos Navegantes

Padre Robson celebrará sua primeira missa neste sábado, às 18 horas, na Matriz dos Navegantes e no domingo em sua comunidade de origem

dez 16, 2023

Foto: Divulgação

Na noite de sexta-feira, a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes recebeu um grande público para acompanhar a Missa de Ordenação Presbiteral de Robson Raddatz Ramos. O evento contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Edson Batista de Mello, do Pároco da Matriz dos Navegantes, Pe. Gelso Bernardy, e outros sacerdotes da Diocese de Cachoeira do Sul, especialmente da Área Norte.

Após 12 anos de preparação no Seminário e um período de estágio, Robson passou pelo rito de ordenação que o autorizou a se tornar presbítero. Robson Raddatz Ramos, natural de Sobradinho e filho de Antônio Marcelino Ramos e Joelma Rejane Raddatz Ramos, nasceu em 03 de outubro de 1997. Embora tenha sido batizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Sobradinho, passou a fazer parte da Comunidade Católica Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos em Várzea Grande, Lagoa Bonita do Sul, onde sua família reside. Ele recebeu a Primeira Eucaristia em 2010, ministrada pelo então Pároco Padre João Luiz Flesch, e logo após iniciou a preparação para o Sacramento da Crisma.

Padre Robson foi ordenado na Matriz dos Navegantes/Foto: Divulgação

Durante esse período, foi convidado pela catequista Vanilda Rigon para participar dos encontros vocacionais, o que o levou a ingressar no Seminário Menor Monsenhor Armando Teixeira em 2012, com o apoio de sua família, catequista, professor e padre. Após concluir o Ensino Médio Politécnico na Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil em Cachoeira do Sul, onde cursou o Seminário Menor, Robson passou a residir em Santa Maria no Seminário Maior Maria Mãe do Redentor. Ele concluiu os estudos filosóficos entre 2015 e 2018 e os três primeiros anos de teologia de 2019 a 2021 na Faculdade Palotina em Santa Maria.

No ano de 2022, realizou o estágio pastoral na Paróquia São Paulo Apóstolo de Ibarama, juntamente com o Padre Matheus Venturini. Durante seus períodos formativos, Robson realizou estágios pastorais em várias paróquias e recebeu a Admissão às ordens sacras, o Leitorato e o Acolitato. Este ano, ele retornou a Santa Maria para concluir sua faculdade de teologia, residindo no Seminário Interdiocesano Bom Pastor, auxiliando no acompanhamento das Equipes Vocacionais Paroquiais e vocacionados da Área Norte da Diocese.

Seu lema sacerdotal é “Basta-te a minha graça”, expressando sua alegria e compromisso com a configuração permanente a Cristo, o Bom Pastor. Padre Robson celebrará sua primeira missa neste sábado, às 18 horas, na Matriz dos Navegantes e no domingo em sua comunidade de origem, Rainha dos Apóstolos, em Várzea Grande, Lagoa Bonita do Sul.