Ordenado o primeiro bispo oriundo da Paróquia dos Navegantes de Sobradinho

Bertilo, até agora Vigário-Geral da Arquidiocese e Pároco da Catedral de Santa Maria, escolheu como seu lema episcopal: “Por causa do Evangelho” o que indica a necessidade de anunciar a Palavra de Deus a todos

Imagens: Divulgação

Foi promovida na manhã deste sábado, 06, a ordenação episcopal do Monsenhor Bertilo João Morsch, sendo agora o primeiro bispo oriundo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Sobradinho. A cerimônia aconteceu na Basílica da Medianeira em Santa Maria.

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 17 de maio deste ano, como bispo auxiliar de Porto Alegre, o vigário-geral de Santa Maria foi o terceiro bispo a ser ordenado na Basílica da Medianeira. Bertilo, até agora Vigário-Geral da Arquidiocese e Pároco da Catedral de Santa Maria, escolheu como seu lema episcopal: “Por causa do Evangelho” o que indica a necessidade de anunciar a Palavra de Deus a todos. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin e teve como concelebrantes o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e o bispo auxiliar de Cascavel, Dom Aparecido Donizete de Souza.

Participam também bispos e presbíteros de diversas dioceses.  A atividade foi transmitida pela Rádio Sobradinho. O bispo Bertilo João é Natural de Pitingal, hoje município de Passa Sete, tem 57 anos e é filho de Alfredo Morsch, já falecido, e Cecília Paulus Morsch. Bertilo é o mais novo entre sete irmãos. No dia 7 de janeiro de 1989 foi ordenado presbítero por Dom José Ivo Lorscheiter, na capela São Miguel de Pitingal, pertencente a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Sobradinho (RS). Uma lotação da comunidade São Miguel de Pitingal acompanhou a celebração de ordenação do novo bispo, juntamente com os Padres Gelso Bernardy e Rudinei Lasch, que representaram a área norte de pastoral.

Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Santa Maria (IFITESMA) de 1982 a 1986. Possui Mestrado em Direito Canônico pela Universidade Lateranense, de Roma, com estudos realizados de 2001 a 2003.

Exerceu as funções de Vigário Paroquial em Júlio de Castilhos (RS), na paróquia Nossa Senhora da Piedade, de 1989 a 1990; Vigário Paroquial em São Pedro do Sul (RS), na paróquia São Pedro Apóstolo, de 1991 a 1993; Pároco em São Pedro do Sul (RS), de 1994 a 2000; Pároco e Reitor do santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria, de dezembro de 2003 a abril de 2013; Diretor Espiritual no Seminário Maior Nossa Senhora Mãe do Redentor em Santa Maria, de 2005 a 2006; Referencial da Câmara Eclesiástica de Santa Maria junto ao Tribunal Eclesiástico, de 2006 a 2010. Também foi professor de Direito Canônico e Pastoral Fundamental na Faculdade Palotina (FAPAS), de 2005 a 2022; Pároco da paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney em Santa Maria, de abril de 2013 a 2021; Vigário Geral e Pároco da Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição de Santa Maria em 2022.

Brasão Episcopal: O chapéu da dignidade episcopal tem doze borlas verdes e é símbolo de, Cristo cabeça da Igreja e dos doze apóstolos, a cuja missão o bispo encontra-se intimamente associado. A cruz pastoral dourada indica que o ministério do bispo existe em referência ao ministério pastoral de Jesus e em continuidade com o mesmo. O rubi no centro da cruz pastoral lembra o fogo do Espírito Santo, bem como o sangue dos mártires e de Jesus Cristo, o cordeiro imolado (Jo 1,29.36; Ap 5,6).

Também lembra o amor, o ardor missionário e o serviço ao próximo. Em formato de cálice, o escudo simboliza a comunhão com a igreja. O azul faz referência à Nossa Senhora Medianeira, devoção pessoal do prelado. A cruz dourada no centro com setas apontando para quatro direções é a tradução do lema: Propter Evangelium, por causa do evangelho, indica que é preciso ir ao encontro de todos, para que conheçam a salvação em Jesus Cristo. A flor-de-lis recorda tanto a Igreja de Santa Maria de onde o bispo é originário, quanto a Mãe de Deus, padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre, onde é chamado a cooperar como sucessor dos apóstolos.

 

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade