Com o objetivo de fortalecer a resiliência climática e promover a recuperação dos solos, a Operação Terra Forte está mobilizando agricultores gaúchos em torno de práticas que aliam produtividade e sustentabilidade no campo. A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Emater/RS-Ascar.
O programa busca preparar as propriedades rurais para enfrentar eventos climáticos extremos, além de melhorar a qualidade dos solos por meio de práticas agrícolas mais sustentáveis. Sua estrutura é composta por quatro etapas: capacitação, divulgação, elaboração de material técnico e inscrição de projetos. Após a realização de seminários regionais com gestores e técnicos da Emater, o programa avança agora para as reuniões municipais com os produtores rurais.
Em Arroio do Tigre, a primeira etapa do Terra Forte ocorrerá no dia 19 de agosto, às 13h30min, no Clube 25 de Julho. Durante o encontro, serão apresentados os objetivos do programa, os critérios para inscrição e seleção dos beneficiários, além da definição do número de famílias que serão contempladas no município.