Foto: Divulgação
A patrulha do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Cachoeira do Sul, tem cumprido ordens de serviço, com a Operação Força Verde Desmatamento no Centro Serra. Os policiais fizeram levantamentos com base em ofícios do Ministério Público e Delegacias de Sobradinho e Arroio do Tigre. Foram vistoriadas propriedades nos municípios de Tunas, Sobradinho, Segredo e Ibarama – localidades de Bela Vista, Pedregal, Linha Campinas, Arroio Grande, Linha Pinhal e Arroio Grande.
Numa das ações, foram flagrados crimes em 3 propriedades rurais, sendo uma em Bela Vista/Segredo, e duas em Tunas nas localidades de Pedregal e Linha Campinas. Em contato com os proprietários, após vistoria, restaram confeccionados 3 boletins por crimes contra a flora. Nos locais haviam visíveis sinais de supressão da vegetação nativa do bioma mata atlântica, em aproximadamente 5,7 hectares.
Em 3 propriedades rurais de Ibarama e Sobradinho, foram feitos 2 registros de 2 crimes de supressão da vegetação nativa do bioma mata atlântica – aproximadamente 1,34 hectares, e em Pedregal, Tunas, houve também duas prisões via Termo Circunstanciado, devido à manutenção de pássaros silvestres em cativeiro sem autorização dos órgãos competentes, além de maus tratos. Foram apreendidos um papagaio charão, uma caturrita e duas gaiolas. Os animais foram apreendidos e encaminhados para avaliação veterinária, posterior destinação correta. As ações da Patram, continuam no Centro Serra.