O setor policial esteve movimentado na tarde desta quarta-feira, 27. Sete pessoas foram presas e conduzidas ao Presídio Estadual de Sobradinho. Investigações iniciadas no começo deste ano pela Polícia Civil de Sobradinho culminaram em duas operações denominadas Impacto e Impacto II, com o objetivo de combater organização criminosa que atua no tráfico de drogas em Sobradinho e em demais municípios do Centro Serra. Conforme a Delegada Graciela Foresti Chagas, através de sucessivas investigações a Polícia Civil identificou e prendeu todas as lideranças que coordenavam o tráfico de drogas na região.
Esses criminosos seguem presos já cumprindo penas em diversos presídios do Estado, como Charqueadas, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e outros. Contudo, segundo ela, eles nomeiam sucessores que também passaram a ser investigados, o que resultou na obtenção de provas que deram base para que suas prisões fossem decretadas. A ação desta quarta-feira visava o cumprimento de oito mandados de busca e oito prisões preventivas (algumas de traficantes já presos, novamente indiciados por seguirem com as práticas criminosas mesmo recolhidos ao Sistema Prisional).
A operação contou com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil de Santa Cruz do Sul e Arroio do Tigre. A delegada esclareceu que esse é o papel fundamental da Polícia Civil, a realização de investigações qualificadas que alcancem provas eficazes para condenações e prisões de criminosos. Até o momento foram presas sete pessoas, entre prisões preventivas e flagrantes. Também foram apreendidas drogas, dinheiro, documentos e telefones celulares.