Pesquisar
Close this search box.

Obras para construção de memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss começam em maio

A atividade começará pela remoção de materiais que não fazem parte da proposta de preservação.
Foto: Marcelo Oliveira/Prefeitura de Santa Maria/Divulgação

As obras para criação do memorial em homenagem às vítimas da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, terão início autorizado pelo poder público municipal até o dia 10 de maio. O espaço, a ser composto por jardins, auditório e sala para exposições de arte, será edificado sobre as ruínas da casa de entretenimento onde 242 pessoas perderam a vida em 27 de janeiro de 2013. Nenhuma intervenção ocorrerá até a ordem de início. Idealizadores do projeto não tratam a etapa inicial dos serviços como demolição, pela dissonância com o propósito da ação.

A atividade começará pela remoção de materiais que não fazem parte da proposta de preservação. A entrega do memorial está projetada para acontecer entre o final deste ano e as primeiras semanas de 2025. Fachada do prédio, bem como itens remanescentes da composição visual da danceteria, estão sendo inventariados para integrar o acervo permanente da instituição. A intenção dos idealizadores é constituir um ambiente de preservação da história, reflexão, oração e educação para o futuro.

O valor para a construção do memorial está estimado em cerca de R$ 4,3 milhões. A fatia mais substancial, de aproximadamente R$ 4 milhões, tem origem no fundo constituído para reparação dos danos coletivos e foi transferida pelo Ministério Público para a prefeitura, gestora institucional do projeto. O restante será aportado pela administração municipal.

Fonte: GZH

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade