Obras da ponte entre Lagoão e Gramado Xavier deverão iniciar em março

A licitação vai ocorrer no dia 22 de fevereiro, às 9 horas na prefeitura de Lagoão, e será acompanhada pelo Grupo de Trabalho com servidores dos dois municípios, criado especificamente para conduzir o processo de construção desta ponte

fev 12, 2022

Foto: Jornal Pampeano

Uma importante e aguardada parceria entre os municípios de Lagoão e Gramado Xavier e o governo do Estado, deverá ser concretizada ainda no primeiro semestre deste ano. Trata-se das obras da ponte metálica sobre o Rio Pardo que ligará os municípios de Lagoão e Gramado Xavier. Após os trâmites legais em que o DAER fez a doação de uma ponte metálica para o município de Lagoão; a celebração de um Termo de Cooperação entre os municípios de Lagoão e Gramado Xavier, e por fim a liberação da licença da FEPAM, o processo está agora na fase de licitação para construção das bases para a posterior colocação da ponte.

A licitação vai ocorrer no dia 22 de fevereiro, às 9 horas na prefeitura de Lagoão, e será acompanhada pelo Grupo de Trabalho com servidores dos dois municípios, criado especificamente para conduzir o processo de construção desta ponte. Assim que for homologada a empresa vencedora da licitação, será emitida a ordem de início das obras. Na última quinta-feira (10), o prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo, enviou uma equipe até a 1ª Superintendência Regional do DAER, em Esteio, onde a estrutura da ponte metálica desmontada, foi carregada para ser enviada à uma empresa de jateamento e pintura para manutenção das estruturas.

Assim que as bases estiverem concluídas, a ponte será liberada para o transporte até o local onde será montada. Cirano de Camargo destacou que por tratar-se de um rio com bastante vazão, e se por ventura ocorra um período chuvoso, as obras podem atrasar. Mas se tudo correr dentro do previsto, a ligação entre Lagoão e Gramado Xavier poderá estar concluída ainda no primeiro semestre de 2022, beneficiando a população dos dois municípios.