Obra da Fase de Santa Cruz vai completar três meses paralisada

A interrupção dos trabalhos ocorre em função de divergências financeiras entre a empresa responsável pela obra, a Sial Construções, e o contratante, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul

jan 24, 2022

Foto: Portal Arauto

A obra de construção da unidade de Santa Cruz do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) está prestes a completar três meses de paralisação. A interrupção dos trabalhos ocorre em função de divergências financeiras entre a empresa responsável pela obra, a Sial Construções, e o contratante, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme reportagem do Grupo Arauto, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) classificou a paralisação como momentânea e disse que o motivo é o reequilíbrio orçamentário por parte da empresa contratada.

Em nota, a Secretaria diz que “no momento, o pedido está sendo avaliado tecnicamente. A obra está com 56% de execução e que Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo atua para que ela seja retomada o mais breve possível”. Com investimento de R$ 21,4 milhões oriundos de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a unidade terá capacidade para receber 60 jovens com idades entre 12 e 18 anos incompletos.

O novo Case será referência para 58 municípios da região que integram as comarcas de Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Sobradinho, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires, Vera Cruz e Salto do Jacuí. A obra do Case de Santa Cruz do Sul integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD). Além dela, estão em andamento as construções de unidades em Viamão e Osório, somando investimento total de R$ 65 milhões. O objetivo é a regionalização do atendimento socioeducativo, qualificando os serviços prestados ao jovem privado de liberdade e à sociedade. Com os três novos centros e a ampliação do de Novo Hamburgo, serão criadas 210 vagas.