Foto: Henrique Lindner
A Inspetoria de Defesa Agropecuária passa a contar com uma segunda médica veterinária. Rebeca Dopke já assumiu as suas funções e foi apresentada nesta terça-feira, 30, durante entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho. Além dela, já havia assumido na Inspetoria de Sobradinho a médica veterinária Laís Abreu Anastácio, no início do mês.
Na entrevista desta terça-feira, as duas reforçaram o alerta para os riscos da gripe aviária. Na noite desta segunda-feira, foi confirmado o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade H5N1 no Rio Grande do Sul, na Estação Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado. Conforme as duas médicas veterinárias, isso aumenta o risco de contaminação no restante do Estado.
Elas lembraram que a melhor forma de evitar o contágio é impedir o contato de aves domésticas com aves silvestres, responsáveis pela transmissão da doença. Aves que eventualmente aparecerem mortas não devem ser manipuladas pelos criadores até que um diagnóstico possa ser feito pela Inspetoria. Não existe qualquer risco à saúde humana com a ingestão de ovos ou carne de frango.