Pesquisar
Close this search box.

Nossa Senhora Medianeira é coroada Rainha do Povo Gaúcho

Mais de 1.500 pessoas acompanharam a celebração, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (15) na Basílica da Medianeira, em Santa Maria.
Foto: Victória Holzbach/CNBB Regional Sul 3

Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças, agora Rainha do Povo Gaúcho. A coroa, colocada na imagem datada de 1930, concedeu a ela o título esperado há mais de 83 anos. Mais de 1.500 pessoas acompanharam a celebração, que ocorreu na noite dessa quinta-feira (15) na Basílica da Medianeira, em Santa Maria. A cerimônia reuniu milhares de fiéis, autoridades eclesiásticas e convidados de diversos cantos do Rio Grande do Sul em um único objetivo: celebrar a Nossa Senhora Medianeira. 

Antes da coroa encontrar a imagem da santa, um rito foi realizado para oficializar o título. Pessoas trajadas com vestimentas gaúchas carregaram, em um barco de madeira, até o altar a coroa que, além do dourado característico, trouxe as cores do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. E em cada detalhe, um significado, explicado pelo arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin durante o ato. O ouro significa o amor pelas pessoas, as pedras preciosas a solidariedade e os adornos a empatia.

Quando a coroa encontrou as autoridades eclesiásticas no altar, o ornamento foi levado até a imagem datada de 1930, o primeiro quadro de Nossa Senhora Medianeira pintado por Ida Stefani (1911-2005) – presente na lateral do altar principal. Foi das mãos do arcebispo Dom Leomar que a coroa encontrou Nossa Senhora Medianeira e a oficializou com o título de Rainha do Povo Gaúcho. O ato de coroação da Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças, foi transmitido pela Rádio Sobradinho AM com imagens também pelo Facebook.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade