Produtores rurais e representantes da indústria do tabaco deram início, nessa segunda-feira (19), em Santa Cruz do Sul, às negociações para a definição dos preços da safra 2025/2026. As tratativas acontecem no âmbito das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) e reúnem entidades como a Afubra, federações da agricultura e dos trabalhadores rurais dos três estados do Sul.
Os debates se baseiam no levantamento dos custos de produção, que neste ano sofreu atraso em razão de prejuízos causados por granizo e da dificuldade de mensurar os gastos com mão de obra, apontada como um dos principais desafios da safra.
Os índices discutidos não foram divulgados, seguindo o padrão do setor. A expectativa é que as negociações avancem nesta terça-feira (20), com a conclusão das reuniões individuais com as fumageiras. A colheita já ultrapassa 50% nas principais regiões produtoras, e a orientação é que os agricultores mantenham a comercialização, com a garantia de complementação de valores caso haja reajuste posterior.









