Negociações do preço do fumo serão retomadas na próxima semana

Para o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, a expectativa é que todas as empresas levem uma proposta justa e que atenda, não somente o custo de produção, mas, também, uma rentabilidade para o fumicultor, além da recuperação da defasagem das tabelas das safras anteriores.

jan 12, 2024

Foto: Divulgação

A comissão representativa dos produtores de tabaco se reúne novamente com as empresas fumageiras nos dias 15 e 16 de janeiro, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul. No primeiro dia, o início da manhã será dedicado à reunião entre os representantes das entidades para o alinhamento da negociação que definirá o preço mínimo a ser pago pelo tabaco, na safra 2023/2024. Após, até o meio-dia de terça-feira, dia 16, serão recebidas, em reuniões individuais, oito empresas fumageiras: Alliance One, BAT, China Brasil, CTA, JTI, Tabacos Marasca, Universal Leaf e UTC.

Para o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, a expectativa é que todas as empresas levem uma proposta justa e que atenda, não somente o custo de produção, mas, também, uma rentabilidade para o fumicultor, além da recuperação da defasagem das tabelas das safras anteriores. A JTI, que já havia iniciado a negociação com a comissão em dezembro, estará na reunião novamente. As entidades haviam definido que, em dezembro, as reuniões somente ocorreriam com as empresas que, de fato, já poderiam trazer uma proposta. A única, foi a JTI. “Entendemos que a reunião foi produtiva e, aguardamos que a próxima reunião com eles seja satisfatória”, disse o presidente da Afubra.

Em entrevista ao programa Enfoque, nesta sexta-feira, Drescher ainda declarou que a estimativa de quebra projetada pela Afubra na atual safra já ultrapassa os 20%, em média, nos três estados do Sul. Já a queda na produção representa 13,7% em comparação com a safra passada. Além da Afubra, fazem parte da comissão representativa dos produtores de tabaco as Federações da Agricultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre elas a Farsul e a Fetag.