Munícipios da regiãosão contemplados com câmaras de conservação de vacinas

Equipamentos operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos

maio 11, 2021

O governo do Estado entrega nesta terça-feira (11), 52 das 310 câmaras de conservação de vacinas para municípios com menos de 100 mil habitantes. As câmaras de conservação, de uso médico-hospitalar, com capacidade de 200 litros, serão entregues a prefeitos a partir do meio-dia na Divisão de Suprimentos da Secretaria da Saúde, em Porto Alegre. Os equipamentos operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos.

No total, 194 municípios serão contemplados e constam na resolução da Comissão Intergestores Bipartite. O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de menos de 100 mil habitantes, ter sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estar equipado com câmara refrigerada. A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio de formulário eletrônico respondido pelas secretarias de saúde dos municípios.

Na região, serão contemplados com uma câmara cada, os municípios de Arroio do Tigre, Lagoa Bonita, Passa Sete, Tunas, Jacuizinho e Salto do Jacuí. Segredo receberá duas câmaras de conservação de vacinas.