Morre o Padre italiano Maurizio Gottardi aos 85 anos

O sacerdote atuou na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho por 10 anos, entre 1976 e 1986

mar 17, 2023

Foto: Divulgação

Faleceu nessa quinta-feira, 16, em Trento, Itália, aos 85 anos, o padre Maurizio Gottardi. O sacerdote atuou na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Sobradinho por 10 anos, entre 1976 e 1986. Ele estava internado desde o início de janeiro na Casa del Clero de Trento, no norte da Itália, de onde era natural. O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira, 17, às 13 horas.

Gottardi foi responsável direto por muitas melhorias nas paróquias por onde passou, com parcerias de católicos da Europa, atuando no Brasil como missionário por 50 anos. Ele atuou na Serra do Cachimbo na Amazônia de 1986 a 1988. Dentre as comunidades atendidas esteve por 10 anos atuando na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Cacequi (entre 1987 a 1997), oportunidade em que realizou vários trabalhos e conseguiu, através de seu trabalho junto aos cacequienses e católicos da Alemanha, recursos para a construção de uma nova casa paroquial.

No mesmo ano de 97 foi designado para atuar na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Sul onde ficou por 18 anos trabalhando pelo evangelismo e pela Igreja até seu retorno à Itália em 2015, aos 77 anos. Morava em Polpenazze Del Garda, e faleceu em Trento, na manhã dessa quinta-feira, 16, madrugada no Brasil. As Paróquias de Sobradinho, Ibarama, Arroio do Tigre e Segredo, lamentaram a morte do sacerdote.

O Padre Nelson Pappis, vigário da Paróquia São Marcos de Segredo, em entrevista ao Programa Quadro Geral disse que o padre italiano o ordenou Diácono em julho 1977, juntamente com outros hoje padres, em cerimônia na Paróquia dos Navegantes. Ele destacou o trabalho vocacional feito pelo padre Maurízio, destacando a questão social e educacional trabalhada por ele.