Um grupo de usuários da ERS-347, que liga Segredo a Lagoão, está iniciando uma nova mobilização para solicitar que melhorias sejam feitas no trecho. Depois de várias mobilizações políticas e de moradores, as obras iniciaram, porém, não foram concluídas. No ano de 2011, um grupo intitulado pró-asfalto iniciou a luta novamente depois de a empresa ganhadora da licitação parar as obras. Hoje, depois da primeira etapa da obra de compactação do trecho concluído, segundo a empresa, no local nada mais pode ser feito até que o recapeamento seja realizado.
A empresa está trabalhando em ritmo bastante lento na localidade Linha da Serra, porém as reivindicações dos moradores são de que, ao menos, algo paliativo seja feito. Prejuízos, tanto em caminhões, como quebra de molas e pneus cortados, são comuns no trecho.
A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM esteve no local na manhã desta sexta-feira (28), e conversou com Dilamar Garcia – morador de Lagoão, e Alceu Sidmar Alves – morador de Serrinha do Pinhal. Eles destacaram que a mobilização, denominada SOS Segredo/Lagoão, visa chamar a atenção das autoridades. O grupo não descarta até mesmo uma manifestação para que alguma atitude seja tomada imediatamente.
As obras de pavimentação da ERS-347, entre Segredo e Lagoão, iniciaram em fevereiro de 2023. Na época, o contrato previa um investimento de R$ 28.000.000,00 de reais para a pavimentação asfáltica de pouco mais de 27 quilômetros. Na última quarta-feira (26), o prefeito de Segredo, Claudio Trevisan, esteve em Porto Alegre, onde participou de audiência com o diretor geral do DAER, Luciano Faustino, e com o diretor de Infraestrutura, Richard Polo.
Em resposta, o diretor do DAER entrou em contato com a empresa Dalfovo, responsável pela obra, que assegurou que, em breve, serão aplicadas camadas de rachão e brita para reforçar a base da estrada.


