Pesquisar
Close this search box.

Moradora de Pinhal Grande celebra 110 anos de idade com 79 trinetos e 63 bisnetos

No último domingo, 30, quase toda a família se reuniu na casa da avó em Pinhal Grande para fazer um churrasco de aniversário

Foto: Arquivo Pessoal

Natural de Júlio de Castilhos, Alzira Rodrigues, comemorou 110 anos no último domingo. Ela nasceu em 30 de julho de 1913 e mora atualmente, em Pinhal Grande. Conhecida como Dona Alzira, a pinhal-grandense foi casada por 45 anos com Pedro Rodrigues, com quem teve 6 filhos. Alzira têm 22 netos, 63 bisnetos e 79 trinetos. Trabalhou no campo boa parte de sua vida, colhendo feijão, mandioca e batata. Mas, foi como parteira que os filhos e netos têm a maioria das lembranças.

Segundo reportagem do Jornal “O Diário”, de Santa Maria, a neta e cuidadora de idosos Mafalda da Rosa, 43 anos, conta que a avó ia até outras cidades para trazer crianças ao mundo. Atualmente, apenas dois dos filhos de Alzira são vivos: a Florinda, mãe de Mafalda, e o Getúlio. Florinda teve 12 crianças, e o irmão teve 10. Depois vieram os 63 bisnetos e os 79 trinetos. Sendo o mais novo deles, o Maurílio, de 2 meses, que mora em Santa Maria. Uma diferença de mais de um século entre a trisavó e ele.

A maioria da família está em Pinhal Grande e se reveza para cuidar dos familiares, principalmente dos idosos. Até os 90 anos, Dona Alzira conseguiu morar sozinha, mas, agora, com 110, divide a casa com a filha Florinda, 80 anos, e com o genro Adão, 76 anos. No último domingo, 30, quase toda a família se reuniu na casa da avó em Pinhal Grande para fazer um churrasco de aniversário.

A pessoa e mulher mais velha do mundo é a filha de espanhóis, Maria Branyas, de 115 anos, que nasceu na Califórnia em 1907, mas mudou-se para a Catalunha quando tinha 8 anos de idade. Em 1931, casou-se com um médico e teve três filhos, que lhe deram 11 netos e 13 bisnetos. Aos 115 anos, ela entrou para o Guinness como a mulher mais velha do mundo na atualidade. Apesar de Maria Branyas ser considerada a pessoa mais velha do mundo, a alagoana Josefa Maria da Conceição faleceu em fevereiro de 2023, aos 121 anos. Ela nunca teve a idade reconhecida no livros dos recordes.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade