Mobilização cobra renegociação de dívidas para agricultores e mudanças no Proagro em Arroio do Tigre

O ato iniciou por volta das 8h, com agricultores e autoridades dos municípios que compõem a regional sindical do Centro Serra da Fetag-RS.
Foto: Elvin Limberger

A mobilização sindical promovida pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região reuniu grande público, mesmo com a instabilidade do tempo, no Parque de Eventos Prefeito Atílio Pasa. O ato iniciou por volta das 8h, com agricultores e autoridades dos municípios que compõem a regional sindical do Centro Serra da Fetag-RS.

Anfitrião do evento, o presidente do STR de Arroio do Tigre, Alceu Mergen, disse que o encontro visa pressionar o governo para que os agricultores não sejam esquecidos e tenham os seus financiamentos reparcelados. O encontro também discutiu as novas regras do Proagro e a perda de produtividade causada, mais uma vez, pela estiagem.

A mobilização em Arroio do Tigre ainda contou com uma carreata pelas ruas da cidade, com concentração em frente às instituições financeiras, na Rua Castelo Branco. Mobilizações com esse mesmo intuito ocorreram em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, na sede da Fetag-RS, uma reunião contou com a presença do governador Eduardo Leite, secretários de estado, deputados estaduais e federais, além de representantes do MDA, MAPA, Fecoagro, Unicafes, Ocergs e Emater.

Em entrevista ao Programa Enfoque, o deputado federal Heitor Schuch (PSB), falou sobre a importância de buscar renegociações de dívidas dos agricultores e lembrou que uma medida já foi anunciada pelo governo federal. Trata-se do Programa Desenrola Rural. Segundo ele, a medida é importante, mas não significa que todos os agricultores sejam beneficiados pelo programa, uma vez que existem várias faixas de enquadramento para financiamentos agrícolas.

Conforme ele, a securitização, que já foi feita no passado, precisará ser novamente implementada para atender as diversas faixas. Com essas medidas será possível renegociar os débitos e possibilitar aos agricultores que retomem o crédito para novos financiamentos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade