Pesquisar
Close this search box.

Meteorologista Estael Sias diz que é cedo para falar em seca no verão

Conforme Estael, é necessário esperar uma definição das temperaturas dos oceanos e a intensidade do La Niña previsto para o segundo semestre.
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A meteorologista Estael Sias alertou que é necessária uma mudança de mentalidade da população e do poder público para mitigar os efeitos de futuras catástrofes. Em entrevista ao programa enfoque da Rádio Sobradinho AM na manhã desta terça-feira (11), ela fez um relato sobre a situação enfrentada pela cidade de Canoas, onde mora. Para ela, mesmo quem coloca em dúvida as previsões da ciência sobre as mudanças climáticas, deve fazer a sua parte e se preparar para futuros eventos extremos. Segundo ela, isso incluiu obras como diques em certas cidades e planos para ações emergenciais para socorrer vítimas.

Na entrevista, a meteorologista contou o drama vivido por ela e pelo colega Luiz Fernando Nachtigall. Ambos tiveram de sair de suas casas que foram invadidas pela água em Canoas, e perderam móveis e material de trabalho.  Emocionada, Estael Sias disse que foram dias muitos difíceis em que teve de cuidar de sua família, ajudar amigos e ainda elaborar a previsão do tempo diariamente. 

Quanto à possibilidade de nova chuva forte no próximo fim de semana, ela disse que os modelos meteorológicos ainda divergem sobre a quantidade da precipitação, por isso ainda não é possível dizer com clareza o tamanho do risco. Já em relação à possibilidade de nova estiagem no próximo verão, a meteorologista da MetSul disse que é necessário ter cautela, por enquanto. Conforme Estael, é necessário esperar uma definição das temperaturas dos oceanos e a intensidade do La Niña previsto para o segundo semestre.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade