Meteorologia prevê chuva para essa semana

Os volumes de chuva podem superar 100 mm

ago 23, 2021

Foto: Iara Krisna Puntel da Silva

O domingo foi de calor em várias regiões do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, o Estado registra muitas nuvens e chuva no Oeste e no Sul e que no decorrer do dia pode alcançar áreas até do Centro gaúcho. A semana terá uma virada no tempo, com grandes volumes de precipitação.

Há risco de chuva forte, raios e granizo em pontos do Sul. Na Metade Norte, sol, nuvens e fumaça com calor. Ar mais frio ingressa no Oeste e no Sul com marcas baixas e as mínimas à noite. Refresca em vários pontos do Centro e do Leste gaúcho sem chuva, mas com vento que vira para Sul com rajadas. A temperatura mínima em Sobradinho foi de 15,6 °C, e a máxima deverá chegar em 21°C. O tempo é encoberto.

A MetSul Meteorologia alerta para o maior episódio de chuva em meses no Sul do Brasil com elevados volumes de precipitação até o próximo sábado em diversas regiões da parte meridional do país. A chuva é uma excelente notícia diante da necessidade de umidade em lavouras de trigo, ante a presença de muita fumaça de queimadas na região, devido ao quadro de estiagem que afeta muitas áreas e por conta da crise energética.

Os volumes de chuva podem superar 100 mm em pontos principalmente do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. No estado gaúcho, os maiores registros de precipitação nesta semana devem ocorrer no Sul e no Leste, entretanto haverá municípios da Metade Norte gaúcha que pode ter acumulados de precipitação próximos ou acima de 100 mm nesta semana.

Fonte: MetSul meteorologia, Correio do Povo e Rádio Sobradinho

Confira a previsão do tempo para o Centro Serra com Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul meteorologia: