Médico uruguaio passa a atender em Arroio do Tigre

O município de Arroio do Tigre, foi contemplado com duas vagas

abr 25, 2022

O médico Renato Franca Odriozola, natural do Uruguai, se apresentou nesta segunda-feira (25), para trabalhar em Arroio do Tigre através do programa Médicos Pelo Brasil. Ele mora no Brasil há aproximadamente 8 anos, e fez a prova do REVALIDA no ano de 2021, obtendo aprovação, estando assim, apto para continuar as atividades pelo programa “Médicos Pelo Brasil”, lançado há dois anos no lugar do antigo programa Mais Médicos. O Revalida é a revalidação médica, imposta pelo Governo para que médicos estrangeiros possam atuar no Brasil. Nesta primeira etapa, 529 profissionais foram chamados, entre médicos e tutores, eles serão distribuídos para 24 estados.

O município de Arroio do Tigre, foi contemplado com duas vagas, uma delas, já preenchida pelo médico Renato, que irá dar continuidade nos atendimentos da ESF Unidos Pela Saúde, contemplando Sítio alto, Sítio baixo, Coloninha e Taboãozinho e a outra será preenchida em nova chamada pelo Governo Federal, já possuindo outros dois profissionais em lista de espera.

O novo médico foi recepcionado pelo prefeito, em exercício, Vanderlei Hermes; pela secretária da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen e pela Coordenadora da Atenção Primária, Elisa Saionara Etges. Eles destacaram a importância do programa que proporciona atendimento à população mais distante dos grandes centros. O programa Médicos Pelo Brasil busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas, também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.