O diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Arroio do Tigre reuniu seus convencionais na noite dessa segunda-feira (05), no Clube 25 de Julho. Na oportunidade, ficou definido que a sigla não apresentará nomes à majoritária para as eleições de outubro deste ano. Conforme o presidente do partido, Tiago Fabiano Bertolo, o MDB vai apresentar nomes somente para a eleição proporcional. No entanto, ainda não há um número certo de candidatos a vereadores até o momento. Ele ainda afirmou que o partido não descarta apoiar outros partidos e que vai esperar o tempo de 24 horas para homologação da ata da convenção junto à Justiça Eleitoral para tomar a decisão.
Já o diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB) também esteve reunido em convenção, nessa segunda-feira (05), a fim de tratar de candidaturas nas eleições proporcionais e majoritária. Conforme a presidente da sigla, Jaciara Haas Pfeifer, o PSB decidiu não apresentar candidatos para disputar a prefeitura. Segundo ela, haverá apenas candidatos concorrendo ao Legislativo Municipal. No entanto, ela não informou quantos candidatos o partido vai apresentar. Jaciara também não deu detalhes sobre o motivo que levou o partido a recuar da decisão de colocar candidatos à majoritária. O MDB e o PSB haviam anunciado os nomes de Vânia Pasa e de Gilberto Rathke como pré-candidatos a prefeita e vice-prefeito para as eleições de outubro.
O presidente do Progressistas, Marciano Ravanello, avaliou o cenário eleitoral diante das decisões da oposição. Em entrevista ao programa Enfoque nessa terça-feira, 06, ele disse que respeita a decisão dos dois partidos e revelou que chegou a conversar com representantes da oposição com o objetivo de lançar uma chapa de consenso, considerando a necessidade de união para enfrentar a situação difícil gerada pela enchente.
Segundo ele, o assunto acabou não evoluindo. Até o momento da entrevista, Marciano disse que não sabia se haverá adesão ou não do MDB e do PSB à candidatura do PP e PDT. Ele negou que tenha oferecido cargos em troca da desistência da oposição de lançar candidatos. Os presidentes do MDB e PSB também foram convidados a falar e devem se manifestar nos próximos dias. Os demais partidos de oposição ainda não divulgaram de que forma vão participar do pleito.