Marcha das Margaridas inicia nesta terça-feira em Brasília

O objetivo da Marcha das Margaridas é propor e debater políticas públicas que tragam melhorias para a vida das agricultoras e dos agricultores familiares de todo o Brasil

Foto: Reprodução

A 7ª edição da Marcha das Margaridas, evento organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e 16 organizações parceiras, iniciou nesta terça-feira, 15 em Brasília. A Regional Sindical Centro Serra está representada na 7ª edição da Marcha das Margaridas por Sindicalistas de Sobradinho, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Passa Sete, Lagoa Bonita e Candelária.

O objetivo da Marcha das Margaridas é propor e debater políticas públicas que tragam melhorias para a vida das agricultoras e dos agricultores familiares de todo o Brasil. Neste ano, 13 eixos guiarão as manifestações e reivindicações dos participantes em Brasília. São eles: Democracia participativa e soberania popular; Poder e participação política das mulheres; Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética; Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios; Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional; Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns e proteção da natureza com justiça ambiental e climática; Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda; Educação pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo; Saúde, previdência e assistência social pública, universal e solidária; Universalização do acesso à internet e inclusão digital; Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo; e Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade.

Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, a coordenadora das Mulheres Agriculturas da Regional Sindical Centro Serra, Aline Schmengler, e a sindicalista e agricultora, Cleusa Tuchtenhagen, disseram que o objetivo é defender os interesses da classe que estão diretamente ligados à pauta do evento. A 7ª Marcha das Margaridas encerra nesta quarta-feira, 16, quando deve ocorrer um encontro entre o presidente Lula e a comissão organizadora, entre elas a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Moraes.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade