Macroregião de Saúde está com quase 100% de UTIs ocupadas e AMCSERRA apresenta modelo de restrições

A incidência acumulada de casos nos últimos sete dias continua alta

maio 31, 2021

O Boletim Regional Covid-19 – atualizado na manhã desta segunda-feira (31) –, mostra que a Região 27 de Cachoeira do Sul, continua em alerta deste o último dia 18, com 155% das UTIs ocupadas. Já foram registrados 355 óbitos pelo Coronavírus, 14.044 pessoas já foram contaminadas pela doença e 14,6% da população regional já foi vacinada com a segunda dose da vacina contra Covid-19.  A incidência acumulada de casos nos últimos sete dias continua alta, com 539,9 por 100 mil habitantes, e no Estado a incidência é de 235,8. Na variação semanal, houve aumento em 13,1% dos casos e registro de 15 óbitos na Região 27.

Atualmente, temos 20 leitos regulares de UTI ocupados, e 11 leitos não regulares para tratamento dos pacientes internados, fazendo com que a taxa de ocupação chegue a 155%. Na macro região dos Vales a qual inclui a Região 27 de Cachoeira do Sul, Santa Cruz Região 28, e Lajeado Região 29 e 30, atualmente existem 145 leitos de UTIs, sendo que 99,3% deles estão ocupados, resultando em apenas 1 leito regular livre.  Segundo dados do boletim regional, desse índice, 66% são casos confirmados ou suspeitos de Coronavírus.

Pelo fato de ter sido mantido o status de Aviso para a Região 27, os prefeitos da AMCSERRA elaboraram um documento com sugestões de medidas que poderão ser adotadas. Entre elas, redução do horário para o funcionamento de restaurantes, lancherias, pizzarias, sorveterias, padarias e similares das 6 às 20 horas, com limite para encerramento das atividades presenciais as 21h.

Após este horário, permissão apenas para tele entrega. A lotação máxima permitida seria de 25% da capacidade do local, conforme o PPCI. Para o comércio e serviços em geral permissão de funcionamento das 6h até às 20 horas. Após, somente tele entrega, e lotação de uma pessoa para cada 8 m² de área livre de circulação. Para hotéis, pousadas e similares, lotação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Para Academias, Centros de Treinamento, Estúdios e similares e Piscinas funcionamento permitido das 06h até às 20h. Para Missas e Serviços Religiosos permissão de funcionamento das 06h às 20h, com lotação máxima de 10% da capacidade do local, conforme o PPCI, e distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metros.

Nos postos de combustíveis atendimento sem limite de horário, porém para as lojas de conveniência, permissão para atendimento presencial das 06h às 20h. Após, permitida tele entrega. A ocupação deverá respeitar uma pessoa para cada 8m² de área livre de circulação. Entre outras sugestões, a AMCSERRA sugere ainda a permissão sem limite de horário para o Transporte Coletivo, devendo ser respeitada a ocupação máxima de 50% da capacidade do veículo. Cada Município individualmente pode ser mais restritivo, mas não mais flexível. O modelo de alterações propostas pela AMCSERRA será encaminhado agora para apreciação dos municípios de Cachoeira do Sul, Caçapava e Encruzilhada, e posteriormente, se aprovado, será encaminhada para avaliação do Governo do Estado.