A Prefeitura está fazendo um monitoramento do quadro da estiagem no município, analisando dados econômicos e danos sociais para verificar se está dentro dos critérios determinados pelo Governo Estadual para decretação da situação de emergência. O levantamento está sendo feito pela Emater e já revela que há expressivas perdas econômicas.
No momento a Prefeitura já está fornecendo água para o consumo humano, para algumas famílias do interior do Município, e pede para que todos evitem o desperdício de água, pois os níveis dos poços artesianos e nascentes estão muito baixos, e se não houver a colaboração dos moradores de Lagoa Bonita, poderá haver falta de água ainda maior. Segundo o prefeito Luizinho Fagundes, será avaliada a possibilidade de ser decretada situação de emergência em função da estiagem no município.
A prefeitura de Lagoa Bonita também informa que o recolhimento do lixo essa semana será excepcionalmente na quinta-feira, dia 30, na cidade e no interior. A alteração ocorre devido à alteração no expediente das prefeituras neste fim de ano.