Pesquisar
Close this search box.

Lagoa Bonita decide vacinar contra a influenza somente os grupos prioritários

Em Lagoa Bonita a Secretaria de Saúde decidiu que em virtude ao estoque da vacina estar baixo serão vacinados somente os grupos prioritários.
Imagem: Divulgação

O Estado pede cautela na ampliação da vacinação da população contra a Influenza devido à falta de vacinas. Há dificuldades no transporte para o Rio Grande do Sul receber e repor os estoques de imunizantes dos municípios, devido ao estado de Calamidade causado pelas chuvas expressivas. Nesse primeiro momento a Secretaria Estadual de Saúde deu autonomia para que cada município decida se vai ampliar ou não a vacinação.

Em Lagoa Bonita a Secretaria de Saúde decidiu que em virtude ao estoque da vacina estar baixo serão vacinados somente os grupos prioritários. Esses grupos são crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas; professores; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros. Para poder se vacinar, as pessoas devem comparecer na Unidade de Saúde com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação.

O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus mais circulantes no momento: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.  De acordo com a enfermeira-chefe da Sala de Vacinas, Maria Cristina Chiapinotto, vacinação não provoca gripe e pode ser tomada sem medo, pois é feita com vírus inativo. Fazemos um apelo a todos que fazem parte dos grupos prioritários para que façam a adesão à campanha, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza”, explica a enfermeira-chefe da Sala de Vacinas, Maria Cristina Chiapinotto.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade