Juventude Rural gaúcha participa de plenária em Brasília

A comitiva do Rio Grande do Sul foi composta por 13 jovens, contando com a presença de representantes de diversas regionais e da assessoria da Fetag-RS.
Foto: Divulgação

A Plenária Nacional da Juventude Rural aconteceu entre os dias 18 e 21 de novembro na sede da Contag, em Brasília, e reuniu mais de 200 jovens trabalhadores rurais de todo Brasil para debater os rumos do Movimento Sindical. O evento teve como tema “Sucessão rural e sindical, fortalecer a luta para colher conquistas”, e faz parte da construção do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares. A comitiva do Rio Grande do Sul foi composta por 13 jovens, contando com a presença de representantes de diversas regionais e da assessoria da Fetag-RS.

A 1ª secretária da Fetag-RS e coordenadora estadual de Juventude Rural Camila Rode, esteve presente no evento e afirmou que “estar em Brasília é uma responsabilidade muito grande em representar os jovens do estado, levar as demandas da realidade local, de forma que impacte a nível nacional. Além disso, é uma oportunidade de interagir com pessoas de todo Brasil, conhecer novas realidades e identificar aquilo que a região tem em comum. A juventude gaúcha promoveu a sua plenária estadual em agosto, onde elaborou diversas diretrizes e propostas de lutas que fizeram parte da discussão a nível nacional.

Além dos momentos de debate, a programação da plenária contou com painéis sobre temas que envolvem o dia a dia do jovem no campo, como mudanças climáticas, saúde mental e análise de conjuntura. Essas propostas elaboradas nortearão o trabalho da juventude rural no próximo período. O objetivo é que, já em 2025, a comissão reivindique políticas públicas que reconheçam e incentivem o trabalho do jovem no campo.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade