Jovem de 24 anos é o primeiro surdo a obter Carteira Nacional de Habilitação em Sobradinho

A conquista de Luan Felipe Moraes foi apresentada em entrevista ao programa Enfoque desta segunda-feira (23).

maio 23, 2022

Foto: Henrique Lindner/Rádio Sobradinho AM

Obter a Carteira Nacional de Habilitação é um desafio para muitas pessoas. Este também era o desejo do jovem Luan Felipe Moraes, 24 anos, porém, com uma diferença: ele é deficiente auditivo. Depois de algumas tentativas frustradas e muita dedicação ele conquistou o direito de dirigir na semana passada e se tornou o primeiro surdo a fazer a Carteira de Habilitação em Sobradinho. A conquista de Luan foi apresentada em entrevista ao programa Enfoque desta segunda-feira (23).

A mãe dele, Claudete Aparecida Dias, contou que quando o irmão dele obteve a CNH, Luan também queria o documento. Num primeiro momento, a família não sabia se isso seria possível. Ela, no entanto, começou a buscar informações a respeito e acabou conhecendo a agente de saúde e pedagoga Cristiane Winck, que se tornou a intérprete de Libras de Luan. Foi por meio da Língua Brasileira de Sinais que o jovem estudou para a prova teórica. Foram quatro tentativas para ele passar no teste e receber a carteira nas categorias A e B.

Na entrevista, Cristiane disse que este foi um desafio muito grande, entre outros motivos, porque a alfabetização de Luan, quando criança, foi incompleta. Já a instrutora do CFC Evolução, Mara Simone Seibert, afirmou que foi muito emocionante a aprovação de Luan e que isso é fruto da dedicação e disciplina dele.  O agora motorista Luan Felipe Moraes disse que seu próximo sonho é fazer concurso para a Brigada Militar.