Interior de Passa Sete enfrenta escassez de água

O colégio em Murta também está enfrentando problemas com a água, sendo abastecido por uma fonte drenada, e quando necessário, pela equipe da prefeitura

nov 29, 2021

Localidades do interior do município enfrentam a escassez de água. Em entrevista ao programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, na última semana, o secretário da Agricultura do município Aloísio Bernardy – o Guega, falou sobre a construções de fontes drenadas nas propriedades, ressaltando a preocupação com a falta de água. Desde o início do ano, 47 fontes drenadas já foram construídas pela sua pasta, e há uma lista de espera que chega ou ultrapassa o mesmo número.

Uma equipe específica de funcionários da Secretaria está fazendo a entrega de água potável nas propriedades semanalmente, com um caminhão próprio da prefeitura que carrega 5 mil litros por viagem. Localidades como Cerro da Figueira, Posse do Caçador, Barro Preto, Serra Velha e Costa do Rio enfrentam a falta de água, problema registrado até mesmo no período de inverno. O colégio em Murta também está enfrentando problemas com a água, sendo abastecido por uma fonte drenada, e quando necessário, pela equipe da prefeitura.

O secretário também salientou a importância dos moradores se preocuparem com o armazenamento de água por meio de caixas de água ou cisternas, não descartando também a implantação de um programa municipal de incentivo de construção de reservatórios. Três novos poços artesianos foram perfurados, sendo que dois em Campo de Sobradinho e um em Costa do Rio, e estão em fase da instalação das redes hidráulica e elétrica.

Para os animais, também estão sendo feitos bebedouros no interior, trabalho que deve ser ampliado agora com auxílio de uma escavadeira hidráulica da prefeitura que retornou de uma reforma. O secretário da Agricultura de Passa Sete Aloísio Bernardy afirmou que está revendo junto com a EMATER, um programa para construção de açudes nas propriedades do interior.