Integrantes dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho são homenageados pela Voluntersul

A programação marcou ainda a posse dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Voluntersul para o biênio 2022/2023

dez 17, 2021

Fotos: Divulgação

Cerca de 130 bombeiros voluntários de 33 municípios gaúchos participaram no último sábado, em Pareci Novo, no Vale do Caí, da confraternização de final de ano Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul). Além da diretoria da Voluntersul e de comandantes, diretores, instrutores e outros integrantes das corporações, contou com a presença do deputado estadual Elton Weber (PSB), do representante do deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB), Darci Lauermann, e do diretor do Campus Vale do Caí da UCS, Alzir Bach.

A programação marcou ainda a posse dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Voluntersul para o biênio 2022/2023. Com isso, o presidente Anderson Jociel da Rosa e os demais diretores seguem por mais dois anos à frente da entidade dos voluntários gaúchos, com alterações apenas no Conselho Fiscal. O encontro, em Pareci Novo, teve a entrega da medalha Mérito Bombeiro Voluntário ao deputado Elton Weber, pela sua dedicação em prol da primeira lei estadual no Brasil que regulamenta de maneira definitiva a atividade de bombeiro voluntário, aprovada em 28 de setembro e sancionada em 26 de outubro. A parte oficial do encontro abrangeu também diversas homenagens a voluntários e apoiadores. Como a entrega da premiação (certificados e troféus) aos semifinalistas e vencedores do concurso de fotografia Orgulho de ser Bombeiro, além das homenagens aos Bombeiros Destaque de corporações de 31 Municípios e aos 16 instrutores dos cursos de formação e aperfeiçoamento de bombeiros da Voluntersul.

Ocorreu ainda a entrega de Certificados de agradecimento ainda para os dois coordenadores de cada uma das cinco Regionais da Voluntersul no Estado e agradecimento também para seis profissionais de diversas áreas e bombeiros voluntários que dão suporte à Voluntersul nas áreas de sistemas para transmissões via internet, assessorias jurídica, contábil e de imprensa, sistema de gestão de pessoal, viaturas e equipamentos, design gráfico e mídias sociais. Conforme o presidente da Voluntersul, Anderson Jociel da Rosa, além de festejar o trabalho realizado durante o ano, o Natal e a chegada de 2022, o encontro também marcou o grande momento da entidade em seus 39 anos de história. Ele destaca que “a Voluntersul se orgulha de representar um modelo de serviço, hoje reconhecido nacionalmente, e cada vez mais forte no Rio Grande do Sul, onde está presente desde 1977, atendendo hoje a mais de 50 municípios”.

Anderson da Rosa acrescenta que este reconhecimento hoje faz com que outras instituições e lideranças somem força em apoiar esse trabalho que é essencialmente comunitário, mas exige formação intensa e contínua. De Sobradinho, receberam homenagens durante o evento promovido pela Voluntersul, a Bombeira Voluntária destaque Margareti Selli Machado; o semifinalista do concurso de fotografia “ Tenho Orgulho de ser Bombeiro Voluntário, Clairton Dornelles; o finalista do concurso de fotografia Willian Jornada – que teve também sua foto publicada no calendário 2022 dos bombeiros voluntários gaúchos, além do coordenador da regional da Voluntersul, Fabricio Ceolin, que recebeu certificado e um troféu de reconhecimento estadual pelos serviços prestados à entidade, em prol dos Bombeiros Voluntários gaúchos.