A Inspetoria de Defesa Agropecuária e a Polícia Civil do Centro Serra vêm promovendo diversas operações de combate ao abigeato. Sob a coordenação da delegada Graciela Foresti Chagas e a médica veterinária Patrícia da Silva Silveira, responsável pela Inspetoria de Sobradinho, e com apoio da médica veterinária da Inspetoria de Soledade, Isadora de Oliveira Correa, foram montadas e designadas duas equipes de profissionais em diligências por diversos municípios e propriedades suspeitas.
Denominada operação Rei do Gado, as equipes percorreram o interior dos municípios com base em estudos do setor de inteligência e averiguações por parte dos profissionais. De acordo com informações divulgadas pela Inspetoria de Sobradinho, inicialmente a operação envolveu os municípios de Barros Cassal, Fontoura Xavier, Lagoão, Tunas, Segredo e Passa Sete. Posteriormente, as equipes foram convidadas a participar de uma força tarefa denominada Operação Carga Viva, em Cruz Alta e Fortaleza dos Valos. Neste caso, foram efetuadas fiscalizações em propriedades suspeitas por receptação e movimentação de gado furtado no mês de maio, em Alegrete, Manoel Viana e Lagoão.
As operações resultaram na prisão de duas pessoas em flagrante pelo crime de receptação de gado furtado. Além disso, foram elaborados termos de fiel depositário e de apreensão; autos de infração ultrapassando 24 mil reais; recuperação de 26 bovinos furtados do município de Alegrete, com a restituição dos animais aos donos; apreensão de dinheiro em espécie, de armas de fogo e telefones celulares. As profissionais responsáveis pelas inspetorias ressaltam a grande importância nas investigações do registro dos animais em seus municípios e a marca a ferro do rebanho bovino.