Inscrições do Vestibular e PSS da UFSM terminam nesta terça-feira

Os estudantes têm até as 23h59min para garantir a participação nas provas

dez 26, 2023

Foto: Divulgação

Após a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estender as inscrições do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS), o prazo termina nesta terça-feira, 26. Os estudantes têm até as 23h59min para garantir a participação nas provas. Os candidatos devem realizar a inscrição por meio da página do Vestibular ou do PSS. É necessário ter o cadastro do login do governo federal.

A taxa para participar do Vestibular é R$ 80. Para o PSS, o valor é R$ 60. O prazo para pagar o boleto também foi estendido, podendo ser feito até quinta-feira, dia 28. As provas do vestibular e do PSS serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro. Ambas serão divididas em avaliações iguais e realizadas simultaneamente. Cada dia terá 40 questões, além da redação. O número de questões referente a cada área do conhecimento pode ser acessado no site da Prograd.

O candidato poderá optar por fazer a prova do vestibular em um dos quatro campi — Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões —, além de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Já o PSS será aplicado, também, em Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul, além de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em 2024, será aplicado apenas o PSS 1, ou seja, a prova para quem está no 1º ano do Ensino Médio.

Nos próximos anos, as demais avaliações vão ser incorporadas gradativamente — PSS 2, em 2025, para os estudantes do 2º ano, e PSS 3, em 2026, para quem estiver no 3º ano. Por isso, candidatos devem realizar a inscrição correspondente ao ano em que estão estudando no Ensino Médio. Também precisam fazer suas inscrições em todos os anos para os processos seletivos. A prova será aplicada em um único dia, 13 de janeiro (sábado), pelo turno da tarde. Além de Santa Maria, o PSS também poderá ser feito por estudantes de cidades como Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul, e nas capitais do sul do país – Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.