Foto: Henrique Lindner
A empresa AT Médicos, responsável pelas obras de melhorias e implantação do Centro de Diagnóstico de Imagens (CDI), deu início ao projeto junto ao Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre. As obras de terraplanagem iniciaram ainda na semana passada, onde será construído o novo estacionamento, ao lado da Rua Castelo Branco. O local deve receber investimento privado de mais de R$ 2,5 milhões e contará com um tomógrafo de 64 canais.
Segundo os médicos Rodrigo Guidolin e João Kischner, o equipamento é considerado de ponta e também utilizado em grandes hospitais e centros de referência médica no estado. O CDI também contará com mamógrafo, raio-x e exames básicos de imagens. Uma das vantagens, segundo os profissionais, será o tempo para emissão do laudo, documento necessário para auxiliar os médicos no diagnóstico. Esse processo, em casos de urgência, pode levar de 15 minutos a duas horas, dependendo da demanda. As obras de infraestrutura devem estar concluídas até o final do ano e a expectativa é atender à população já no início de 2024.
O grupo de médicos também destacou que o CDI vai atender, além dos casos particulares, demandas via SUS. Além disso pretendem conversar com os municípios para ofertar aos pacientes da região a realização desses exames, evitando o deslocamento para outros centros. Os médicos também destacaram que estudam a possibilidade de implantar no município, pelo menos um leito de UTI, a fim de oferecer o serviço que hoje não há na região.