Implantação do SAMU 192 está confirmada para Sobradinho

Segundo informações do Estado, não é possível prever quando o SAMU começará a operar no município.
Foto: Divulgação/CC

A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM buscou informações junto à Secretaria Estadual da Saúde sobre a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. O órgão informou que a gestão municipal expressou interesse em implementar o SAMU 192 e, para isso, aprovou uma resolução na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). 

Tradicionalmente, o pedido para a implantação do SAMU é feito por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), onde a gestão municipal deve cadastrar sua proposta. A resolução aprovada pela CIB é um dos documentos que o município deverá inserir nesse sistema. Até o presente momento, não há proposta para o SAMU registrada no SAIPS para Sobradinho. Apesar disso, o município fez a solicitação no âmbito do Novo PAC, com uma proposta cadastrada no TransfereGov para a implantação de uma Unidade de Serviço Básico do SAMU.

Segundo informações do Estado, não é possível prever quando o SAMU começará a operar no município, visto que, após a aprovação do pedido no SAIPS ou no Novo PAC, o município deve aguardar a entrega do veículo pelo Ministério da Saúde. Somente após essa entrega, o serviço poderá ser habilitado e colocado em prática.  O custeio mensal por uma Unidade de Saúde Básica habilitada é de R$ 10.232,09, e, uma vez qualificada, esse valor passa para R$ 14.247,35.

Em relação à importância do serviço, a Secretaria Estadual da Saúde ressaltou que o SAMU tem como objetivo responder rapidamente em situações de urgência e emergência. O atendimento é iniciado com uma chamada para o número 192, e as vítimas podem apresentar diversos agravos, incluindo condições clínicas, cirúrgicas, traumáticas, obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. O serviço oferece orientações à distância, regulação médica e o envio de unidades móveis com equipes capacitadas para atendimento no local da ocorrência. As Centrais de Regulação recebem chamadas a qualquer hora do dia, e as unidades realizam atendimentos em domicílios, vias públicas e unidades de saúde.

Após a chamada, técnicos auxiliares coletam informações sobre a vítima e sua localização, encaminhando a ligação para o Médico Regulador, que identifica a emergência e pode oferecer orientações de saúde ou acionar unidades móveis, se necessário. O Estado enfatiza que a decisão de implantar ou manter o SAMU em seu território cabe ao gestor municipal. Para a operação de uma Unidade de Salvamento Básico, são necessários profissionais como técnicos de enfermagem, condutores socorristas e um enfermeiro responsável técnico, todos contratados pela gestão municipal.

Conforme a Secretaria de Saúde de Sobradinho, está confirmada a instalação do serviço determinada por portaria do Ministério da Saúde, habilitando o município para o recebimento de uma ambulância. Cabe agora a Administração Municipal, definir um local para instalação da base operacional dos serviços, e aguardar a etapa logística para entrega da ambulância.

Também foi sondada a possibilidade de regionalização do SAMU, porém, foi verificado que a distância e o número de habitantes de Sobradinho, demanda um serviço exclusivo para o município. Atualmente, toda demanda é atendida pelos Bombeiros Voluntários de Sobradinho.

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