A Cotriel e a Sicredi Sementes do Sul, com apoio do Sistema Ocergs, FecoAgro/RS, Sebrae e TECNOAGRO, promoveram na última semana, o ImpactaCoop. O evento consolidou-se como um espaço de conexão entre produtores, cooperativas, empresas e novas ideias que estão moldando o futuro do agronegócio. Mais de 2000 pessoas participaram. Ao representar a direção da Cotriel, o assessor executivo José Augusto Brunori destacou que o ImpactaCoop nasceu com o propósito de “conectar quem vive do campo às principais tecnologias e inovações do agro”.
Já o vice-presidente da Cooperativa, Paulo Edemilson Parizotto, reforçou que o encontro oportunizou momentos de aprendizado e inspiração. Conforme ele, “os produtores, associados, cooperativas e empresas tiveram a oportunidade de ouvir especialistas que vivem o agro, trocar ideias com quem enfrenta os mesmos desafios e conhecer soluções que já são realidade na região”. A programação foi diversificada e abordou temas como competitividade, nutrologia vegetal, desafios climáticos, inteligência artificial, biocombustíveis, fertilizantes sustentáveis, presença feminina no agro e sucessão jovem nas cooperativas.
Entre os destaques, estiveram ainda debates sobre pulverização inteligente com drones, bioinsumos para agricultura regenerativa, impacto da pesquisa acadêmica no desenvolvimento regional, além da Batalha de Startups e painéis sobre as transformações tecnológicas que já estão revolucionando o campo. Segundo os organizadores, oImpactaCoop consolidou-se como um marco de inspiração e troca de experiências, reafirmando a força da inovação para que o cooperativismo e o agronegócio sigam crescendo de forma sustentável e conectada ao futuro.