Ibarama pede auxílio da Defesa Civil do Estado para combater incêndio florestal

Fogo já consumiu cerca de 30 hectares de mata e prefeitura auxilia moradores das proximidades com instalação de barreiras para evitar que as chamas cheguem às casas

jan 14, 2022

Foto: Divulgação/Prefeitura Ibarama

A prefeitura de Ibarama pediu ajuda à Defesa Civil do Estado para combater o incêndio que atinge uma área de mata no topo de um morro em Lajeado da Gringa, interior do município. A informação foi dada na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito Valmor Mattana, durante entrevista à Rádio Sobradinho. Conforme ele, o órgão prometeu acionar os bombeiros militares.

Mattana salientou que a prefeitura já fez um registro na Brigada Militar, que por sua vez, orientou os proprietários de áreas atingidas pelo fogo, que procurem a Delegacia de Polícia para registrar ocorrência a fim de apurar a origem do incêndio. Valmor Mattana ressaltou que, neste momento, não há como fazer o combate às chamas, porque o local é de difícil acesso. Cerca de 30 hectares já foram atingidos. Segundo ele, a prefeitura já auxiliou propriedades próximas, com a instalação de barreiras a fim de evitar que o fogo se aproxime das moradias.

O prefeito fez um apelo para que a população não faça nenhum tipo de queimada nesta época de seca, devido ao grande risco de incêndios na vegetação. Na mesma entrevista ele pediu que a população economize água, já que a se a situação se agrava a cada dia que passa sem chuva. Valmor Mattana acrescentou que as Secretarias de Obras e Agricultura estão transportando água para várias famílias do interior, e investindo na abertura de bebedouros e fonte drenadas.