Cerca de 100 famílias já foram cadastradas e estão aptas a receber o Auxílio Reconstrução do Governo Federal. A informação foi repassada pela secretária da Assistência Social, Lariane Sebben. Em entrevista ao Programa Enfoque, ela destacou que as famílias cadastradas vão receber, através de um SMS, a confirmação da inserção dos dados na plataforma do governo. Para ter acesso ao valor de R$ 5.100,00, o beneficiário precisa confirmar os dados no site do governo e entrar com a conta Gov.br. Dentro do site, é necessário validar as informações que foram transmitidas pela prefeitura.
O pagamento será feito por meio do Pix, em parcela única. O valor poderá ser sacado na Caixa Econômica Federal, para quem tiver conta na instituição financeira, ou através do aplicativo Caixa Tem. Conforme Lariane, têm direito ao auxílio as pessoas que tiveram a casa invadida pela água, perderam bens e/ou tiveram que sair de suas casas em razão do alagamento. Ela ainda fez um alerta com relação a golpes e pediu para que em caso de dúvida as pessoas procurem o CRAS ou a Secretaria da Assistência Social.
Em Ibarama, foi criado um “balcão digital”, junto à Secretaria da Assistência Social, para auxiliar as pessoas que não possuem acesso à internet. Profissionais vão auxiliar também na criação da conta Gov.br para pessoas que ainda não possuem o acesso. Dúvidas e orientações podem ser obtidas através do telefone do CRAS (51) 9-9579-1214.