A Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Guardiões Mirins, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Emater, participaram, do 1º Seminário de Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. A representante dos guardiões, Renilde Cembrani Raminelli, participou ativamente do painel sobre a situação dos efeitos deletérios produzidos pelos recentes desastres frente a conservação da Biodiversidade.
Representando a Secretaria da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama, Joelita Puntel Scota, participou do painel sobre a criação de uma rede de casas de semente com um amplo debate. Já o técnico agrícola, Adriano Dreher, representante da Emater de Ibarama, juntamente com a coordenadora do projeto dos guardiões mirins, professora Martina Bolfe, apresentaram a realidade atual do grupo, dificuldades, anseios e perspectiva.
O secretário da Agricultura, Renan Kluge, avaliou a participação como muito importante, uma vez que a troca de experiência, os contatos, o estreitamento dos laços com a pesquisa e grupos organizados, fortalecem cada vez mais a importância de preservar a biodiversidade, área em que Ibarama é destaque.