Foto: Reprodução – Google
A Vigilância Sanitária ligada à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Cachoeira do Sul, interditou o Hospital São João Evangelista de Segredo. A casa de saúde recebeu a notificação na última quinta-feira, 05 e está impossibilitada de prestar atendimentos. Segundo a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, a única parte do hospital que pode funcionar é a lavanderia – que também atende à demanda do Hospital Cristo Acolhedor de Sobradinho.
Ainda segundo a coordenadoria, um dos motivos seria a falta de profissionais para conduzir os atendimentos no hospital, especialmente enfermeiros e médicos. A Vigilância Sanitária cobra que, pelo menos um médico, esteja em tempo integral no Hospital. O consultor do Grupo São Marcos, que faz a gestão dos hospitais, Juliano da Silva, em entrevista ao programa Enfoque disse que estranhou o curto prazo e as visitas frequentes da Vigilância Sanitária ao hospital de Segredo. Ele ainda explicou que devido ao baixo fluxo de atendimento no Hospital de Segredo, não haveria a necessidade de manter um profissional à disposição durante todo esse tempo.
Ele citou que em grandes centros, onde estão concentrados hospitais maiores, médicos ocupam muito tempo em deslocamento de um andar para o outro e comparou esse tempo com o de deslocamento de um profissional entre Sobradinho e Segredo, por exemplo. No entanto, o consultor destacou que o hospital já formalizou o contrato com um profissional e que deverá iniciar seus trabalhos a partir desta quarta-feira, 11.
Ele ainda destacou que o documento que comprova a contratação de mais um profissional será entregue em mãos na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e que espera a mesma agilidade na liberação do atendimento do hospital. O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, foi procurado pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM e deve falar sobre o caso no Programa Enfoque desta quarta-feira, 11, às 9h.