Hospital de Arroio do Tigre será referência para partos pelo SUS na região

Além de Arroio do Tigre, serão abrangidos pelo serviço os municípios de Sobradinho, Ibarama, Segredo, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul e Estrela Velha

abr 24, 2023

Foto: Divulgação – 8° CRS

A Secretaria Estadual da Saúde decidiu que o Hospital Santa Rosa de Lima será a referência para partos pelo SUS na região Centro Serra. A decisão foi anunciada durante reunião na sede da pasta em Porto Alegre, na última quinta-feira, 20. A referência para a prestação do serviço era disputada pelo hospital de Arroio do Tigre e o São João Evangelista de Sobradinho.

O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, que participou da reunião, informou que o Estado levou em conta, principalmente, as boas condições do bloco cirúrgico do Hospital Santa Rosa de Lima, além do apoio da prefeitura do município e de municípios vizinhos. Técnicos da Secretaria Estadual da Saúde fizeram visitas aos hospitais para embasar a decisão.  Tanto os partos naturais quanto as cesarianas serão feitos em Arroio do Tigre. Apenas gestações de alto risco serão encaminhadas para o HCB de Cachoeira do Sul.

Ainda conforme Júlio Lopes, as secretarias municipais da saúde terão que desenvolver ações para estimular as gestantes a optarem pelo parto natural – considerado mais benéfico para a saúde de mãe e filho -, seguindo orientação do Ministério da Saúde. As gestantes continuarão a fazer seus exames de pré-natal em seus municípios. O contrato entre Estado e hospital ainda não foi assinado porque os termos do mesmo ainda estão sendo elaborados. Além de Arroio do Tigre, serão abrangidos pelo serviço os municípios de Sobradinho, Ibarama, Segredo, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul e Estrela Velha. Prefeitos e secretários da Saúde da região participaram da reunião em Porto Alegre.